4 Insights para se inspirar da Feira de Turismo da Suíça
Estivemos na Suíça participando da feira Swiss Tourism Festival Locarno que aconteceu no no final de semana dos dias 29, 30 e 31 de março na cidade de Locarno. Na oportunidade conversamos com diversas empresas do segmento de turismo da Itália, Índia, China, África e Suíça e agrupamos alguns pontos que chamaram nossa atenção de empresas de pequeno e médio porte que podem servir de inspiração para empresas brasileiras, confira:
1 – Valorização de Pequenas Cidades
Itália é o quinto destino mais visitado no mundo, conforme matéria publicada na ANSA, em 2017 o turismo no país movimentou a quantia de 39,2 bilhões de euros, correspondendo a 3,4% da receita de turismo mundial. Roma, Florença e Veneza são destinos famosos que se caracterizam pela sua história, cultura e atrativo natural, a lista dos mais visitados destaca também Milão, Nápoles, Pisa, Costa Amalfitana e outros. Contudo, na feira foi possível nos conectar com empresas de pequeno e médio porte que atuam fora da rota turística italiana mundialmente conhecida e isso chamou muito nossa atenção.
A Itália é cheia de pequenos vilarejos espalhados em todas as regiões. São cidades encantadoras, com poucos habitantes (muitas têm menos de 5 mil habitantes) e belezas características. A cultura regional é muito forte na Itália e cada vilarejo contribui com alguma particularidade natural, gastronômica e histórica.
Há um movimento de incentivo à valorização dessas pequenas cidades por meio da economia turística. Produções associadas têm sido formadas por meio da junção de iniciativa pública e privada que acreditam no turismo como motor propulsor da economia local. Um esforço coletivo em prol da subsistência desses vilarejos respeitando as tradições e particularidades locais com pouca intervenção do homem na modificação do espaço.
Conversamos com Milena Pusole, representante de uma agência de viagem que na feira estava promovendo a cidade de Santa Maria Navarrese, na Sardenha, com apoio da prefeitura local. Ela nos contou que casas antigas estão sendo reformadas internamente mantendo todas as características da construção histórica para poder proporcionar mais opções de hospedagens na cidade.
Além disso, Milena nos contou com um olhar apaixonante os atrativos turísticos e os impactos sociais que esse movimento de empoderamento do destino está causando na cidade que tem pouco mais de 1.500 habitantes.
Nosso ponto de inspiração aqui vai pra você empreendedor turístico brasileiro: o que você está fazendo para desenvolver o destino de sua cidade? Qual é seu envolvimento no coletivo para gerar impactos positivos e sustentáveis?
2 – Turismo de Experiência Cultural
O turismo de experiência é uma frente que também vem crescendo. Grandes plataformas digitais como AirBnb e TripAdvisor apostam nessa categoria conectando pessoas que proporcionam experiências personalizadas e turistas.
Na feira notamos muitas empresas de pequeno porte oferecendo roteiros e atrações relacionadas ao turismo de experiência cultural, resgatando a vivência de antigos moradores na culinária, artesanato e atividades cotidianas.
Os roteiros turísticos incluem a troca cultural dentro da casa dos próprios moradores que ensinam a cozinhar pratos típicos da região e dividem seus costumes à mesa e suas tarefas diárias com os visitantes.
Aqui podemos destacar que é possível potencializar o turismo regional através do envolvimento dos próprios moradores por meio de experiências únicas que eles podem propiciar aos visitantes. Dessa forma, além de incentivar o turismo, as culturas regionais e a economia local são valorizadas.
E a pergunta que deixamos aqui é: a sua região está ofertando experiências diversas aos turistas envolvendo a comunidade local? O que eu, como empresa do segmento de turismo, posso fazer para pensar fora da curva, valorizando a cultura local e trazendo novas opções para os turistas e por consequência para as pessoas da região?
3 – Venda Online de Produtos Regionais
É a economia do turismo ampliando seus horizontes por meio da tecnologia, possibilitando ao pequeno e médio produtor uma forma de lidar com a sazonalidade turística, ao comercializar seus produtos o ano todo para pessoas de qualquer parte.
Produtores de vinhos, queijos, peças em cerâmica e diversos outros produtos típicos de diversas regiões da Itália podem ser encontrados para compra online, por exemplo. É a oportunidade de fazer com que o turista leve um pouco da região que visita para casa mesmo depois de sua viagem já ter finalizado. Ou ainda, possibilitar que pessoas possam apreciar produtos regionais de diversas parte do Brasil e do mundo sem mesmo nunca ter visitado a região.
Com o Slogan “Compre um pedaço da suíça” essa empresa de chocolates artesanais associou a venda offline (loja física) e online (loja virtual) aumentando a sua rede de alcance, conquistando não só turistas mas apreciadores de chocolate em todo o mundo. É possível comprar pelo e-commerce da marca familiar e receber os produtos nos Estados Unidos, África do Sul, Taiwan, Japão e países europeus.
Você já cogitou promover a venda de produtos artesanais de sua região por meio de uma loja virtual? Entende algo desse universo de vendas online? Quer conhecer custos e analisar a viabilidade de aplicação em sua cidade? Converse com a gente!
4 – Destinos Asiáticos
A Ásia domina o ranking do estudo realizado pelo Euromonitor International sobre as 100 maiores cidades globais. O relatório apresenta as cidades asiáticas como destino favorito dos turistas globais: em 2010, 34 das 100 cidades mais visitadas estavam localizadas na Ásia. A Euromonitor projeta que esse número suba para 41 em 2017 e chegue a 47 em 2025.
Dentre os destinos Asiáticos a Índia tem ganhado destaque. Na feira Swiss Tourism Festival Locarno um dos principais stands promovia a Índia não só como destino turístico, mas como destino de investidores de startups e da economia digital.
Sob o slogan “Doing Business in India” o stand se dispunha a conectar e vender a Índia como oportunidade para a realização de bons negócios. Conversando com os responsáveis do stand no evento, soubemos que há uma forte campanha de divulgação da Índia desde 2018 em eventos, feiras e por meios digitais tratando o destino como fonte de negócios globais.
Além da vertente business, o stand da Índia contava com uma ampla divulgação cultural de suas tradições e práticas da medicina alternativa como forma de atrativo turístico. Muito material impresso de divulgação destacava a prática milenar de medicamentos naturais comuns no país para combater problemas de saúde como depressão, insônia e outras enfermidades.
Isso demonstra a possibilidade de identificar atrativos alternativos, como costumes e práticas nas mais diversas áreas e oportunidades de negócio que podem ser o diferencial de uma região, para além de apenas visitação. O que leva as pessoas em uma viagem à sua região?
O desenvolvimento sustentável de um destino é uma missão para muitos e com a união de arranjos produtivos locais (APL) é possível ganhar escalabilidade nos negócios turísticos. As estratégias para promover uma localidade devem ser feitas de forma conjunta com todo o ecossistema que envolve a economia regional. Assim é possível ampliar a rede de alcance, somar os esforços e manter uma sintonia em prol dos objetivos traçados. Pequenas e médias empresas da área de turismo podem (e devem) trabalhar juntas para isso.
Pense e repense a forma com que você está atuando no mercado de turismo e se quiser conversar sobre como a tecnologia e os meios digitais podem otimizar seu trabalho, faça contato com a gente!
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