Qual a importância das redes sociais no turismo?

Publicado por Redação em

Realmente, uma boa estratégia de social media para um hotel precisa de muitos elementos. E faz toda a diferença na hora de um cliente escolher. O que vai diferenciar um estabelecimento de outro, sob o olhar de alguém que não conhece instalações e, muitas vezes, nem a cidade? O que precisamos mostrar ou, mais importante, o que as pessoas esperam ver em suas redes sociais? É necessário estar em todas as redes sociais?

A chave do sucesso está em compreender o que o público alvo precisa. O seu cliente tem um perfil jovem ou são famílias? Você é procurado por casais ou por pessoas que viajam sozinhas? Entender o perfil é o primeiro passado para o sucesso e, como trabalhar isso de maneira favorável é o que vai fazer a diferença.

Dialogando e entendendo o cliente ideal

A comunicação em suas redes sociais precisa ter um único objetivo: Impactar e fazer que clientes e visitantes se apaixonem. Para isso, é de suma importância saber tudo e nos mais mínimos detalhes! O que seu cliente ideal gosta? Qual o seu estilo de vida? Qual são os interesses? E os desinteresses?

O conteúdo proferido nas redes sociais precisa ter relevância. Precisa agregar algo, complementando e enriquecendo a vontade de conhecer o seu destino. Afinal de contas, não iremos cativar ninguém informando apenas uma tabela de preços. Qual é o nosso diferencial?

A viagem, para muitos, inicia no momento do planejamento e acaba somente quando retorna ao seu lar. Proporcionando conteúdo relevantes nas redes sociais, você pode ajudar nesse processo, seja no planejamento ou revivendo uma viagem inesquecível.

Conte uma boa história

Uma boa história é algo muito legal de ler. Ou de ver. Ou de ouvir. Ter essa ideia em mente facilita entender o que pode causar impacto no seu visitante. Para hotéis localizados no litoral, em locais exuberantes, explorar os locais da cidade pode ser um ótimo ponto de impacto, assim como quem está num destino relacionado a negócios pode explorar mais as oportunidades oferecidas no destino, como congressos e feiras.

O seu público alvo possui interesses e o conteúdo de ofertado deve dialogar com estes interesses.

E onde contar uma boa história?

Conhecendo o seu público, você sabe onde ele frequenta e pode viabilizar um esforço maior nessas redes sociais. É importante entender que hoje as redes sociais acabam sendo mais utilizadas por algumas pessoas, de acordo com sua idade ou gostos. Um bom exemplo é o Instagram: Nos últimos anos, a rede social tem ganhado muitos usuários de idades mais avançadas, enquanto o público jovem acabou migrando para a rede social TikTok.

Se você divulgar seu conteúdo na rede social mais utilizada pelo seu público existem mais chances de se destacar. Por isso, um estudo sobre isso é algo fundamental e imprescindível. Afinal de contas, uma boa visibilidade aumenta as chances de impactar futuros hóspedes.

Geração de Tráfego: O novo (velho) desafio

Um dos principais desafios para hotéis é o que chamamos da captura de tráfego: Como fazer que aquele futuro hóspede, que achou o conteúdo oferecido relevante e interessante, possa se tornar um cliente em potencial? Com o auxílio de ferramentas e profissionais, hoje é possível que este processo seja automatizado e, com ações planejadas, aumente o direcionamento para promoções exclusivas, que façam que a pessoa realmente opte por realizar uma reserva ou escolher seu hotel como destino.

Mesmo sendo algo já muito utilizado em outros mercados, métricas e opções para o marketing turístico estão sendo viabilizadas por especialistas do assunto.

O trabalho precisa ser contínuo (e bem planejado)!

Uma boa estratégia, bem definida, é fundamental para o sucesso. Ações isoladas tendem a surtir pouco efeito. Na hora de traçar uma estratégia para as redes sociais do seu hotel, pense em objetivos a curto, médio e longo prazo.

Você não precisa pensar em um conteúdo cotidiano, mas precisa que haja sim diálogo e continuidade entre suas postagens. A periodicidade de conteúdo é um assunto que iremos abordar em breve.



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