Como se conectar com seus clientes de maneira eficiente?
Hoje o mundo está totalmente conectado e online. No Brasil, por exemplo, os internautas passam quase nove horas conectados na internet e, na maioria do tempo, ligados nas redes sociais. As marcas e empresas estão tendo um verdadeiro desafio: Entregar conteúdo de qualidade, que gere algum valor positivo para as pessoas.
A partir dessa premissa, fomos atrás de uma ideia: O que as empresas e marcas estão utilizando atualmente para se conectar com seus consumidores na internet? A resposta é Marketing de Conteúdo.
Segundo relatório recente publicado pela empresa Globalwebindex, diariamente, no mundo são assistidas 1 bilhão de horas no Youtube, 95 mihões de fotos são postadas no Instagram e mais de 60 bilhões de mensages são trocadas por usuários nos aplicativos WhatsApp e Facebook Messenger.
Os números são realmente incríveis e isso gera uma disputa muito grande para ter a atenção das pessoas em internet. O conteúdo oferecido deve ser de qualidade, que atraia a atenção do seu cliente e que ele se sinta identificado. Por isso a importância de planejar seu Marketing de Conteúdo de maneira eficiente!
Costumamos dizer que gerenciar uma rede social, por exemplo, não é apenas postar fotos e que elas sejam curtidas pelos seus conhecidos. Existe um amplo trabalho por trás disso.
O Gif acima é uma clara demonstração de que existe toda uma sistematização de trabalho no gerenciamento de redes sociais. Não é verdade?
Investimento em estrategia
Uma empresa ou marca precisa saber corretamente o que pretende com o marketing de conteúdo criado por ela. Diversas motivações podem ser apresentadas e isso precisa estar alinhado com o conteúdo apresentado. Aumentar as vendas? Criar identidade virtual? Ser referência em um segmento? Cada conteúdo pode atingir esses objetivos, se trabalhados de maneira correta e houver coerência nas ações da empresa e dos responsáveis do marketing digital.
As estrategias serão diferentes a cada eventual situação. Identifique-as! Reuniões de planejamento e avaliação de dados são fundamentais para o melhor desempenho dessas.
Faço um blog? Fico somente no Facebook? O Twitter é uma rede social morta? Todas essas perguntas terão respostas no planejamento de mídia social, afim de criar o conteúdo de relevância sua marca ou empresa.
Para finalizar, é importante ressaltar que os esforços devem ser combinados. Não adianta que os objetivos sejam conhecidos e analisados apenas pelo departamento (ou funcionário) de marketing. Os objetivos precisam ser claros, coesos e unificados. Só assim haverá qualidade e resultados.
Aproveitando, aconselhamos a leitura de um artigo bem interessante que postamos aqui em nosso blog, há um tempo atrás: 4 tendências para o Marketing Digital aplicado ao turismo
Boa leitura e até mais!
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