Cuba procura fortalecer o turismo após decretar o “novo normal”

Publicado por Redação em

No dia 18 de outubro Cuba noticiou 50 novos pacientes com coronavírus, justamente, uma semana depois que a ilha do caribe abriu novamente para o Turismo, onde chegaram os primeiros 100 turistas para passar as férias. Com a abertura, as autoridades esperam impulsionar a economia a partir do turismo.

A abertura ao turismo vem sendo chamado de “Nova realidade” ou “Novo Normal”. Atualmente 12 das 15 províncias cubanas estão abertas ao turismo. Uma exceção é a capital Havana, que ainda está fechada para o turismo e vem reiniciando com cautela as atividades econômicas, comerciais e sociais.

Urgência Turística

“A chegada de quase todas as províncias à fase de nova normalidade permite a reativação da atividade turística, tanto para o mercado interno como para o turismo internacional”.

Juan Carlos García – Ministro do Turismo de Cuba

Neste contexto, García anunciou a reabertura de aeroportos e marinas, bem como o reinício de todos os serviços associados ao turismo, que inclui desde o aluguel de automóveis a excursões pela ilha. O destaque desta reabertura é o balneário internacional de Varadero, o segundo centro turístico mais importante da ilha depois de Havana.

Ainda, a companhia aérea Vacances Air Canada anunciou o aumento de seus voos para Varadero a partir de 6 de novembro, saindo de Montreal e, no dia seguinte, iniciará novamente os voos a partir de Toronto.

O turismo internacional é a principal fonte de recursos de Cuba, sendo o Canadá a principal nacionalidade dos turistas. Em segundo lugar ficam os cubanos residentes nos Estados Unidos, que não poderão viajar até a abertura do aeroporto de Havana, já que a única rota aérea permitida pelo governo.

Ainda não há previsão para a reabertura do aeroporto da capital.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *