Mídia online: Entenda as principais diferenças

Publicado por Redação em

Uma ação bem sucedida na internet a partir das mídias sociais de sua empresa dependem de diversos fatores. Talvez, um dos principais, é como promover essa ação e como ela será vista por quem se interessar por ela.

Na internet, hoje, temos 3 tipos de mídias que empresas de diversos setores, principalmente no segmento de turismo, adotam: própria, orgânica e paga. Cada uma delas possui um propósito próprio e específico, porém todas têm como métrica fazer com que sua publicação ou empresa ganhe seguidores, conquiste novos público e fidelize os clientes já conquistados. Em suma, que sua presença online seja relevante na internet.

No planejamento da otimização de sua presença online, a equipe de marketing precisa analisar qual o tipo de mídia que melhor irá se adequar ao seu processo atual. Afinal de contas, cada uma serve para um momento e é um verdadeiro desafio entender e identificar o momento ideal para adotar cada uma delas.

Mídia própria

Você pensa, planeja e executa um conteúdo ou promoção de sua empresa e o disponibiliza em seus próprios canais de comunicação, sejam eles online ou offline. Ele será publicado em seu site ou blog ou publicado em alguma revista.

Quando você utiliza os seus próprios canais de comunicação, os quais você possui controle, e irão alimentar e fidelizar seus clientes e leitores. Esse tipo de mídia é ideal para quem não deseja engajar novos clientes, mas manter os clientes já conhecedores de sua marca e empresa atentos às novidades. A mídia própria depende da boa aceitação dessas pessoas, que irão se encarregar de realizar o compartilhamento da informação.

Mídia orgânica

O que acontece quando colocamos um conteúdo de nossa empresa nas redes sociais? Geralmente temos o intuito de estimular comentários, gerar compartilhamentos… Tudo isso de maneira espontânea. A mídia orgânica nada mais é do que a capacidade que a sua marca tem de gerar engajamento em suas redes sociais. Utilizar as ideias do seu público-alvo, sugestões é a maneira de utilizar de maneira mais proveitosa esse tipo de mídia.

Os comentários de uma postagem de sua empresa no Instagram, por exemplo, podem trazer informações de uma relevância importante. O monitoramento de seu público nas redes sociais pode trazer oportunidades para sua empresa ou marca.

Mídia Paga

 

A mídia paga, como o nome já sugere, consiste em anunciar mediante o pagamento da exposição do seu conteúdo afim de aumentar o seu alcance e conquistar uma exposição maior.

Você pode disponibilizar o seu conteúdo nas redes sociais e, mediante pagamento, aparecer para um público previamente escolhido por você, por exemplo: Homens, dentre 20 a 30 anos, moradores de Porto Alegre. Esse tipo de mídia aumenta a visibilidade e tende a acelerar o reconhecimento dentro do segmento de público que você escolher aparecer.

Então qual escolher?

As três mídias, de certo modo, dependem uma da outra. Se a sua marca ou empresa não produz e disponibiliza um bom conteúdo, é evidente evidentemente ela não investe em mídia própria. Se tem, mas não se preocupa, isto é, se não o deixa atraente, não vai gerar engajamento, que é tão necessário para a mídia orgânica. Sem mídia orgânica, você fatalmente terá que investir muito mais em mídia paga do que planejado

Quer entender melhor como cada uma delas funciona? Entre em contato conosco! Iremos ajudar com nossa basta experiência no setor de Marketing e Turismo.

 

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *