O que todo turismólogo precisa saber sobre Marketing Digital?
Pesquisa realizada pela MindMiners em junho de 2018 a pedido do PayPal Brasil, destaca que 81% dos dos brasileiros se tornam turistas por, pelo menos, dez dias no ano e 94% desses viajantes realizam pesquisas na internet sobre o destino e serviços turísticos antes de montar sua viagem.
Hospedagens e passagens são os itens mais pesquisados pelos turistas na internet, seguidos de alimentação, atrativos e passeios no destino turístico. Ao final das buscas online, 64% garantem contratar os serviços também por meio da internet, sem intermediários, enquanto 22% também utilizam a internet na hora de fechar negócio, mas o fazem com a ajuda de agências e revendedores.
Turismo na era digital é uma realidade. Os consumidores de serviços e produtos turísticos brasileiros usam a internet para comparar preços, avaliar experiências de outros consumidores, escolher destinos e comprar online, seguindo uma tendência mundial. Esse é o comportamento do consumidor turístico.
Isso não quer dizer que a economia do turismo se limita apenas ao meio digital, é claro que não! A mesma pesquisa do MindMiners aponta que 22% dos turistas que fazem pesquisas virtuais prévias a uma viagem confiam apenas em estabelecimentos físicos para concluir suas compras.
Estamos vivendo uma fase de transformação digital e um turismólogo deve entender o comportamento de compra dos turistas para poder planejar e gerir produtos turísticos que atendam a necessidade e expectativa dos consumidores. Isso porque além de ter a missão de planejar estrategicamente um destino e atrair visitantes, um turismólogo é capaz de movimentar toda uma economia local de forma sustentável e colaborativa.
Conhecimentos de marketing digital se tornam fundamentais para que esses profissionais possam aplicar estratégias que convertam em ações positivas. Mas não só isso, a internet de forma geral contribui significativamente no processo de benchmark turístico, na comunicação e conexão de agentes turísticos e em muitas outras frentes que otimizam o trabalho do profissional de turismo.
Compreende-se como Marketing Digital as ações de marketing desenvolvidas no ambiente online e isso inclui todo o universo do marketing, que segundo Philip Kotler, autoridade no tema, afirma que “é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”. Simplificando, podemos definir o universo do marketing como: entender e atender o mercado.
Dessa forma, a internet e a tecnologia de informação facilitaram o processo de desenvolvimento de ações de marketing por meio de recursos digitais, possibilitando mais envolvimento e conexão com o público alvo, além de também propiciar maior profissionalismo e o acesso a empresas de todo porte.
Para entrar com tudo nesse universo de marketing digital, criamos um eBook que conceitua mais de 200 termos de Marketing Digital Turístico que podem ajudar todo turismólogo. Para ter acesso ao material clique aqui ou na imagem abaixo.
Se você deseja aprimorar seus conhecimentos em marketing digital, inscreva-se gratuitamente no pré-lançamento de nosso curso de marketing digital para turismólogos acessando aqui. Em breve haverá uma live com tudo o conteúdo que você precisa saber, as vagas são limitadas.
Em resumo destacamos que:
1 – A economia do turismo está em plena transformação digital.2 – Os turistas já estão online pesquisando, buscando conteúdo, comparando e formando opinião antes de consumir algum produto/serviço turístico.
3 – Todo turismólogo deve imergir no universo de marketing digital a fim de poder entender e atender melhor o mercado turístico.
4 – Não só as estratégias de Marketing digital turístico otimizam seu trabalho como turismólogo, como também o uso da internet ajuda a planejar e gerir melhor os projetos turísticos e o desenvolvimento de destinos por meio de diversas ferramentas.
5 – Você pode conhecer melhor as possibilidades de marketing digital turístico acessando o nosso eBook explicativo que trás + de 200 termos da área e também pode se inscrever gratuitamente no pré-lançamento do curso online de Marketing Digital para Turismólogos acessando aqui (vagas limitadas).
0 comentário