O turismo em tempos de pandemia

Publicado por Redação em

O turismo é um dos mais importantes setores econômicos do Brasil e do mundo. Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em 2018 a atividade representava 10,4% do Produto Interno Bruto Global. Um a cada dez empregos gerados eram no setor do turismo. No Brasil, o PIB do setor ultrapassou R$ 270 bilhões em 2019, demonstrando ser uma atividade econômica significativa. Diante disso, cabe o questionamento: quais os impactos da pandemia no setor do turismo? É isso que querem descobrir pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de 30 instituições brasileiras e estrangeiras.

A parceria entre pesquisadores busca unir esforços para avaliar os impactos da COVID19 no setor do turismo de Curitiba, onde já se observa que a pandemia afetou o setor de serviços e, mais fortemente, as atividades de turismo.

“O setor de eventos sofreu grandes impactos econômicos devido à proibição de atividades que promovam a aglomeração de pessoas”

Isabel Grimm, Coordenadora do Programa de Mestrado do ISAE

Para além da sustentabilidade financeira das empresas, uma preocupação dos pesquisadores é em relação aos trabalhadores do turismo. Quantos postos de trabalho foram fechados? Quantos empregos no setor de turismo serão retomados? Mais ainda, em quais condições esses trabalhos serão ofertados?

“Diante desse cenário, o que temos que refletir é sobre como o setor poderá acelerar sua recuperação, voltar a empregar e ao mesmo tempo estar atento aos protocolos de higiene necessários para garantir a segurança dos turistas”

Sandra Corbari, pesquisadora da USP

O desafio atual dos membros da equipe é tratar os dados coletados, analisar o panorama do município de Curitiba e, em seguida, comparar com outras localidades do Brasil e de outros países que participam do Projeto: Argentina, França, Moçambique e Portugal.

fonte: www.xvcuritiba.com.br

Categorias: Mercado Turístico

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *