Turismo rural é tendência para atender novo perfil de turista

Publicado por Redação em

O turismo rural será peça-chave para reerguer o setor e atender a demanda de um novo perfil de turista no pós-pandemia de coronavírus. A ideia que já é apresentada como tendência põe Mato Grosso do Sul, com seus destinos turísticos basicamente focados em natureza, entre as principais alternativas para visitantes brasileiros e estrangeiros.

Na opinião da presidente da Associação Visit Pantanal, Cristina Moreira Bastos, a inserção de Mato Grosso do Sul nesse contexto de turismo de natureza não terá nenhuma dificuldade, pelo contrário, considerando que a maioria dos destinos turísticos do estado já tem o rural como principal marca de venda de pacotes e passeios.

“Com certeza Mato Grosso do Sul já sai na frente porque já é um destino que lembra o rural, o estado lembra o campo e a natureza. Quando o objetivo é fazer turismo de contato com o meio ambiente, fauna e flora, não tem como não lembrar do Pantanal, porque já praticamos o turismo rural e o turismo ecológico nos hotéis fazendas, e isso significa que naturalmente estamos nas intenções de viagens das pessoas que preferem curtir a natureza”

Cristina Moreira Bastos

Tema do Dia Mundial do Turismo, celebrado no último domingo, 27, com o slogan “Turismo e Desenvolvimento Rural”, a opção por passeios em ambientes rurais, ou seja, fora dos centros urbanos, deverá ter papel importante na era da Covid-19, considerando que o vírus ainda é uma ameaça, e também no pós-pandemia.

“Eu não apostaria especificamente no segmento do turismo rural, mas sim em atividades de ecoturismo, turismo de aventura, turismo de lazer e até turismo rural no espaço rural, porque o turismo rural como segmento são aquelas atividades voltadas para a lida diária das fazendas, as comidas típicas de fazenda. Tudo isso é muito bacana, mas não vejo como tendência essa atividade específica”.

Bruno Wendling – diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo (Fundtur) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)

Ao defender o turismo rural como protagonista do momento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que o crescimento do setor representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos.

Fonte: Campo Grande News


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *